terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Obesidade Infantil

A obesidade e uma doença crónica, representando actualmente um dos grandes problemas de saúde publica nos países industrializados.
Tem – se assistido a um crescente aumento da prevalência da obesidade infantil.
Segundo a comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso ou são obesas e o sexo feminino apresenta valores superiores as do sexo masculino.

Quais as causas da obesidade infantil?
A maioria das crianças come muito e mal! Fazem uma alimentação com baixo consumo de fibras (poucos vegetais e fruta) e com excesso de açúcar (refrigerantes, bolos, doces…) gorduras saturadas (batatas fritas de pacote) e sal.
As crianças obesas têm menor qualidade de vida: cansam-se com facilidade e têm dificuldade a mexer-se.
Como vamos ajudar as crianças a não serem obesas? A serem crianças saudáveis?
É imprescindível o envolvimento da família e de todos os prestadores de cuidados às crianças e adolescentes na mudança de hábitos e comportamento. E a adopção de hábitos saudáveis é a melhor medida para prevenir e tratar a obesidade.
Durante a infância e adolescência não se recomenda dietas restritivas, porque as crianças estão em desenvolvimento e não podem privar-se dos principais nutrientes. É preciso e que as crianças aprendam e tenham uma alimentação saudável.

Em resumo:
- Dada a sua prevalência crescente e as consequências para o futuro, a obesidade da criança e do adolescente necessita de uma intervenção urgente.
- A prevenção da obesidade infantil é essencial!
- É fundamental a promoção de uma nutrição equilibrada, a redução do sedentarismo e a prática regular de exercício físico.

Sem comentários: