terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Carnaval

Este ano o Carnaval é comemorado no dia 24 de Fevereiro.
Todos os anos, na sexta-feira anterior ao dia de carnaval, as ruas da cidade de Penafiel ganham alegria e cor. São invadidas pelas mais diversas fantasias: figuras de histórias de encantar, personalidades que marcam a nossa história, heróis da banda desenhada, referências a temas actuais, ou simplesmente algumas pinturas em caras larocas de crianças felizes que durante semanas se preparam para o grande momento. Falamos do tradicional cortejo de carnaval organizado pelas escolas do 1º ciclo do ensino básico e pelos jardins-de-infância do concelho e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo Carnaval. Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade, vila ou aldeia brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX (19). A cidade de Paris foi a principal modelo da festa carnavalesca para o mundo. Várias cidades de outros países inspiravam-se no carnaval francês para implantar novas festas carnavalescas.
Em Portugal é já grande a tradição carnavalesca. Destacam-se os afamados carnavais da Ilha da Madeira (donde saíram os emigrantes que haveriam de levar a tradição do Carnaval para o Brasil), Ovar, Podence, Loulé, Sesimbra, Torres Vedras e Sines, entre outros de igual valor. Entre estes destaca-se o de Torres Vedras por possuir o Carnaval mais antigo de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição, rejeitando o samba e outros estrangeiros. Juntamente com o Carnaval de Canas de Senhorim, com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique entre outras. Nos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira, reside uma das formas mais peculiares do Carnaval em Portugal, as Danças e Bailes de Carnaval. Esta tradição, tida como a maior manifestação de teatro popular em Portugal, remonta ao tempo dos primeiros povoadores e reflecte um estilo teatral bem ao jeito dos Autos vicentinos.
A festa carnavalesca surge a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra carnaval está relacionada com a ideia de afastamento dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que acabou por formar a palavra Carnaval.

Sem comentários: