quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Chita


HABITAT: Originariamente distribuía-se pelas savanas áridas e regiões desérticas de toda a África e na Ásia desde a Arábia até à Índia, onde foi extinta nos últimos anos. Actualmente a sua presença restringe-se a rara zonas da África Oriental, um pequeno núcleo a norte do mesmo continente e talvez ainda um outro na Ásia.
REVESTIMENTO: A pelagem é amarelo ferruginoso, com inúmeras manchas espalhadas por todo o corpo (no focinho tem duas estrias negras que partem dos ângulos internos dos olhos e chegam à boca). A cauda é comprida e anelada.
LOCOMOÇÃO: As chitas são os mais velozes corredores dentro dos mamíferos, mas não suportam uma longa perseguição: assim se não conseguem apanhar a presa após 400 - 600 m abandonam a caçada. As chitas podem atingir velocidades na ordem dos 90 - 110 km/h
ALIMENTAÇÃO
: A chita é um animal solitário, essencialmente carnívoro. Tem hábitos sobretudo diurnos e caça durante os períodos mais frescos do dia e por vezes à noite, à luz do luar. Adora gazelas e outros animais de pequeno porte. Em grupo, pode caçar animais grandes como por exemplo gnus.
REPRODUÇÃO: É um animal vivíparo. O período de gestação dura cerca de 95 dias e as crias são em número de duas a quatro; infelizmente a mortalidade das crias é muito elevada, não sobrevivendo mais de uma ou duas.

OBSERVAÇÕES
A altura da chita varia 65 e 75 cm. A cabeça é pequena em relação ao corpo e as orelhas são curtas e arredondadas.


Trabalho feito por Diana Filipa nº8 e Fábio nº 11

Sem comentários: