quarta-feira, 3 de março de 2010

O meu animal favorito: O Hamster

Hamster é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta. É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria encontrado no mundo todo como animal de estimação.
Possuem grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam de estar sempre a roer para evitar que cresçam demais. O tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Alimentação
No seu ambiente natural, o hamster tem uma alimentação bastante variada, que inclui sementes, frutos e até mesmo insectos. No entanto, para garantir a saúde deste animal, é recomendável dar-lhe uma alimentação equilibrada e saudável.

Curiosidades
Apesar de não manifestar afecto e ter comportamento individualista, mesmo com os da própria espécie, o hamster pode ser condicionado a aprender alguns truques, recorrendo-se para isso à técnica das recompensas.
São animais independentes, pois não precisam de cuidados como banhos, nem vacinas (não transmitem doenças, desde que estejam num ambiente saudável), e tendo uma gaiola confortável com comida de qualidade e água limpa, viverá sem nenhum problema.

Trabalho realizado por:
Eduardo Duarte, nº10
Susana Pinto, nº24

Sem comentários: