quarta-feira, 3 de março de 2010

O Guaxinim

O Guaxinim ou mapache é um mamífero da família dos procionídeos bastante parecido com o mão-pelada, mas com as patas esbranquiçadas. Estes animais encontram-se nas Américas do Norte, Central e do Sul. Existem também na Europa Central e no Cáucaso, onde se estabeleceram após a sua fuga de quintas de criação de peles.
É bem conhecido, devido a vários filmes de animações, como Pocahontas, Over the Hedge, Dr. Dolittle 2, Rascal sly, entre outros. É um animal bastante curioso, inteligente e engraçado.
Habitat
O habitat preferido do Guaxinim são florestas próximas à água e pântanos. Durante o dia, dorme em árvores ocas, buracos, em pedras ou no chão. É muito adaptável e hoje é encontrado também em áreas urbanas.
Características
O Guaxinim possui uma cabeça grande e focinho pontiagudo. Tem o pêlo longo e uma cauda espessa, com anéis castanhos e pretos. No dorso e dos lados, é de cor castanha-acinzentada, e o abdômen é cinza-claro. As manchas pretas nas suas “bochechas”, que se estendem entre os olhos e através da testa numa lista vertical, também são típicas.
Estes podem- se reconhecer durante a noite por meio dessa “máscara” facial. Chegam a medir entre 45 e 70 centímetros.
Alimentação
Estes animais nocturnos caçam pássaros, ratos, insectos, peixes pequenos, lesmas, camarões de água doce e rãs. A sua dieta também inclui ovos, nozes, cereais e frutas. São omnívoros.
Fonte pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaxinim

Trabalho elaborado por:
Valentim – 6ºC
José Pedro – 6ºC

Sem comentários: