quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As Minhas Leituras...



TÍTULO DA OBRA: Lote 12, 2º frente
AUTOR: Alice Vieira
RESUMO:
Era uma vez uma menina chamada Mariana. Ela tinha doze anos e tinha uma irmã mais nova chamada Rosa.
As duas irmãs moravam com o pai, a mãe e a avô. Eles também tinham um animal de estimação, o Zarolho, o peixe. Todos moravam numa casa alugada há uns longos anos, moravam perto da rua principal e perto das amigas da Mariana.
Um certo dia o senhorio teve de aumentar o preço anual da casa e eles não podiam continuar a pagar tanto, então fizeram as malas e foram morar para outro sítio.
A Mariana estava completamente triste e lamentava-se pelos cantos a ver se conseguia que os pais mudassem de ideias. Mas isso não aconteceu. Ela teria de ficar longe das colegas, ir viver para o “ Lote 12, 2ºfrente”, o que a fazia espantar, o nome da rua.
O primeiro dia de mudanças não foi nada bom. Para começar, a mãe perdeu as chaves da porta e toda a gente ficou inquieta, quando entraram, a Rosa fez birras porque a empregada estava a limpar o tecto com a Zica, um farrapo da Rosa. A Mariana andava de um lado para o outro a ver a sua casa nova, que não tinha nome de jeito, não cheirava a avô falecida nem a casa de gente. Até que, por tanto andar de um lado para o outro, deixou cair o aquário do Zarolho.
Após uns dias de arrumação tudo se compôs e, então, as aulas começaram.
No primeiro dia de aulas a Mariana estava confusa, pois não conhecia ninguém, só ouvia uma mãe a falar do seu filho Jorge.
Todos se começaram a habituar à nova casa, escola, emprego…
Todos viveram felizes e conheciam pessoas novas todos os dias, de vez em quando as antigas amigas da Mariana iam visitá-la.
A única pessoa que não era feliz e acabou por falecer foi a tia da Mariana. Quase ninguém ficou preocupado, na verdade, o Natal e as prendas estavam a chegar.

A MINHA OPINIÃO: Gostei de ler este livro porque as personagens ensinaram-me a ser uma pessoa melhor e encarar os problemas, vencendo as dificuldades que vão surgindo ao longo da vida.
Mafalda Pinto nº19

Sem comentários: