terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A minha noite de Natal

A noite de Natal é sempre passada em família, o que é bem divertido.
Nesta noite, alguns irmãos da minha mãe vêm a minha casa jantar.
Eles chegam cedo para ajudar. Todos colaboram pondo a mesa, fazendo o jantar e a sobremesa…
As 20h30min começamos a jantar. A toalha de Natal já está enfeitada com vários copos, pratos, talheres e guardanapos guardados especialmente para essa época.
Na mesa há canja, bacalhau com batatas cozidas, hortaliça e ovo. Por fim, vem a sobremesa: bolo-rei, rabanadas, sopa seca e alguns bolos feitos pela minha mãe.
O resto da noite é passado a conversar, a ver filmes ou a jogar no computador. Os mais velhos arrumam a cozinha.
Quando chega a meia-noite é a maior alegria, principalmente para as crianças. Um familiar veste-se de Pai Natal, toca à campainha e distribui os presentes. Todos os abrem, vendo se é o que desejavam.
Quando já passou a alegria dos presentes, a minha mãe vai buscar um bolo e cantam-me os parabéns porque faço anos no dia 25.
Quando os meus familiares vão embora, eu vou para a cama satisfeita por ter passado uma óptima noite de Natal com aqueles que me são mais queridos.
Mafalda, nº 18

A Lenda do Pai Natal


O Pai Natal é associado à ideia de um homem já com uma certa idade, gorducho, de faces rosadas, com uma grande barba branca, que veste um fato vermelho e que conduz um trenó puxado por renas que conseguem voar mesmo não tendo asas. Segundo a lenda, na noite de Natal, este simpático senhor visita todas as casas, desce pela chaminé e deixa presentes a todas as crianças que se comportaram bem durante todo o ano.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

O Dia Mundial da Alimentação comemora-se a 16 de Outubro. Este dia tem com objectivo mostrar à população de todo o mundo qual o valor de uma alimentação saudável e regular. Alerta também para as consequências na saúde resultantes de maus hábitos alimentares.

Os grandes erros de uma má alimentação:
Comer:
1-…com muita frequência, isto é, estar sempre a comer, obrigando o estômago a trabalhar constantemente.
2-…em grande quantidade
3-…muito rapidamente, sem mastigar bem os alimentos
4-…com grande variedade de coisas na mesma refeição
5-…alimentos muito cozidos, fritos ou assados
6-…excessos de proteínas de origem animal e de matérias gordas.

A RODA DOS ALIMENTOS


A Roda dos Alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral. Esta representação gráfica foi concebida para orientar as escolhas e combinações alimentares que devem fazer parte de um dia alimentar saudável.·Utilizada desde 1977, como parte da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, a Roda dos Alimentos sofreu recentemente uma reestruturação, motivada pela evolução dos conhecimentos científicos e pelas alterações nos hábitos alimentares portugueses.Mantendo o formato circular original, associado ao prato vulgarmente utilizado às refeições, a nova versão subdivide alguns dos anteriores grupos e estabelece porções diárias equivalentes, para além de incluir a água no centro desta nova representação gráfica.·A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:Cereais e derivados, tubérculos – 28% Hortícolas – 23% Fruta – 20% Lacticínios – 18% Carne, pescado e ovos – 5% Leguminosas – 4% Gorduras e óleos – 2% Dentro de cada divisão estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.No site da Direcção-Geral da Saúde estão disponíveis mais informações sobre a roda dos alimentos e outras informações sobre alimentação, tais como: as recomendações nutricionais e alimentares para a população portuguesa, princípios para uma alimentação saudável, como diminuir o consumo de gordura, açúcar e sal, e como aumentar o consumo de hortaliças, legumes e frutos.

Coma bem, viva melhor!