quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As Minhas Leituras - João Sem Irmãos

Título da obra: João Sem Irmãos
Autor: Paula Pato e Paulo Oliveira

Resumo:
O João não tinha irmãos, habituou-se a brincar sozinho e a fazer de cada árvore, de cada pedrinha, de cada nuvem, de cada girassol, de cada borboleta, de cada sopro de vento, de cada gota de água os seus irmãos e companheiros de brincadeira.
Certo dia o João conheceu o Afonso, um menino que tinha seis irmãos e que não sabia o que fazer, como brincar e como viver, porque os irmãos tinham ido trabalhar e não estavam para brincar.
Afonso começou a chorar porque estava sozinho.
O João Sem Irmãos agarrou em Afonso e mostrou-lhe como tirar o melhor da vida, mesmo estando sozinho: ser general, ser maestro, ser aviador, era preciso imaginar e descobrir.

A minha opinião:
Gostei de ler este livro porque fiquei a saber que, apesar de ser filho único, não era triste, pois é preciso saber viver e descobrir coisas que nem pensávamos que possam existir.

Tiago Pinto, nº26

Tigre

O Tigre (Panthera tigris) é um mamífero da família dos felinos. Os tigres são predadores carnívoros.
O tigre é o maior dos felídios e evidencia-se pelo raiado negro da sua pele. Esta cobertura raiada é uma adaptação relacionada com a predação em espaços mais ou menos cobertos.
Os tigres são animais originários da Sibéria, de onde irradiaram até atingir as zonas da Ásia tropical.
Um macho adulto pode pesar mais de 300 kg.
São caçadores nocturnos e apesar de seu grande tamanho, podem aproximar-se das suas presas em completo silêncio, antes de se precipitar sobre elas a curta distância.
Entre os carnívoros terrestres, eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é a mais forte entre todos os felinos.
Ele é um grande nadador, eles usam isso para se refrescarem. Já aconteceu tigres nadarem mais de 5km.



Trabalho elaborado por: Julia Benkalovich

Arminho

O arminho é um animal carnívoro mustelídeo de pequeno porte pertencente ao grupo das doninhas. Este animal ocupa quase todas as florestas temperadas da Europa, Ásia e América do Norte. Existem 38 espécies de arminho, classificadas de acordo com a distribuição geográfica. Muitas espécies estão ameaçadas com a perda de habitat.
O arminho é um dos menores membros da ordem carnívora. Os machos podem medir até 33 cm de comprimento e cerca de 120 gramas de peso; as fêmeas são bastante menores, com metade deste tamanho. O corpo é longilíneo, de patas curtas, e termina numa cauda comprida que pode atingir cerca de 40% do comprimento total. O pescoço é relativamente longo e termina numa cabeça pequena e triangular, com orelhas arredondadas e bigodes compridos. A pelagem do arminho varia de acordo com a estação: na Primavera e Verão, este animal é castanho no dorso, com a barriga branca-amarelada; no Outono e Inverno, a pelagem torna-se mais espessa e completamente branca. Uma das características da espécie é a ponta da cauda, sempre de cor negra.

Trabalho elaborado por:
Júlia Benkalovich /nº28 /6ºC

As Minhas Leituras...

Obra: Princesa Poppy, Férias com Fantasmas.
Autora: Janey Louise Jones

Resumo da história:
Era uma vez uma menina chamada Poppy que vivia com os familiares na Colina do Pote de Mel.
A Mel era a melhor amiga da Poppy e morava perto dela com os seus avôs. Os Pais da Mel estavam em França, pois eles eram artistas de cinema muito famosos.
Os pais da Mel convidaram as duas amigas, a Dedal de Açafrão e o seu marido David para irem passar férias ao castelo Chateau de Lafayette que fica em França.
Já estavam de partida e a viagem passou muito depressa. Quando chegaram ao aeroporto de França, a Dedal e o David foram para um desfile de moda e as meninas para o castelo com o motorista do castelo.
No castelo, os pais da Mel esperavam-nas com o delicioso lanche. As meninas, durante essa semana de férias, divertiram-se imenso, brincando e descobrindo quem era o fantasma do castelo, pois todos os dias aconteciam coisas estranhas e assombrosas.
No último dia de férias fizeram uma festa para a avó da Mel, que fazia anos e a chegada da Dedal e do David.
Nessa tarde, as meninas descobriram quem assombrava o castelo, a Charlotte de Lafayete, que era neta da família de auxiliares do castelo que nunca contaram a ninguém que a sua família era a herdeira do mesmo. A menina estava escondida no quarto da torre e gostava de assustar os hóspedes.
Nesse instante tudo foi revelado e os pais da Mel fizeram um filme sobre as suas férias.

A MINHA OPINIÃO:
É uma história interessante, fantasmagórica, onde entram três jovens meninas corajosas.

Mafalda Pinto, Nº: 19

As Minhas Leituras...

TÍTULO DA OBRA: A fada Oriana
AUTOR: Sophia de Mello Breyner Andresen

RESUMO:
Oriana era uma fada que tinha o dever de cuidar da floresta, dos animais, das plantas e das pessoas pobres.
A fada Oriana dormia debaixo de uma árvore, e todos os dias acompanhava a velha ate à cidade, cuidava dos filhos do lenhador, e ia a casa dos pobres arrumá-la, à noite também ia conversar com o poeta.
Um dia ela foi ao rio e encontrou um peixe fora da água que lhe disse que se ela o ajudasse ele fazia tudo o que ela quisesse.
Todos os dias, o peixe dizia-lhe que ela era linda, amorosa e não parava de a gabar. Com tantos elogios, a fada Oriana esqueceu-se da sua promessa e um dia a rainha das fadas apareceu e tirou-lhe a varinha de condão e as suas asas, sem isso ela não podia ajudar a floresta.
A fada Oriana partiu em busca dos seus amigos que tinha abandonado, e alguns partiram para a cidade.
Na cidade e na floresta, Oriana encontrou os seus amigos mas eles não a conheceram como fada e pediram provas. Oriana conseguiu encontrar o filho do moleiro, tirou o lenhador da prisão e salvou a velha de cair num abismo, pondo a sua vida em risco, mas isso não aconteceu, pois, de repente, nasceram-lhe umas asas e na sua mão apareceu uma varinha de condão.

A MINHA OPINIÃO:
Gostei de ler o livro porque conta a história de uma fada boa que, com os falsos elogios do peixe, abandonou as suas obrigações e os seus protegidos.
Nem todos os elogios são bons, pois podem fazer-nos esquecer das coisas mais importantes.

Trabalho elaborado por: Mafalda Ramos Pinto

As Minhas Leituras...



TÍTULO DA OBRA: Lote 12, 2º frente
AUTOR: Alice Vieira
RESUMO:
Era uma vez uma menina chamada Mariana. Ela tinha doze anos e tinha uma irmã mais nova chamada Rosa.
As duas irmãs moravam com o pai, a mãe e a avô. Eles também tinham um animal de estimação, o Zarolho, o peixe. Todos moravam numa casa alugada há uns longos anos, moravam perto da rua principal e perto das amigas da Mariana.
Um certo dia o senhorio teve de aumentar o preço anual da casa e eles não podiam continuar a pagar tanto, então fizeram as malas e foram morar para outro sítio.
A Mariana estava completamente triste e lamentava-se pelos cantos a ver se conseguia que os pais mudassem de ideias. Mas isso não aconteceu. Ela teria de ficar longe das colegas, ir viver para o “ Lote 12, 2ºfrente”, o que a fazia espantar, o nome da rua.
O primeiro dia de mudanças não foi nada bom. Para começar, a mãe perdeu as chaves da porta e toda a gente ficou inquieta, quando entraram, a Rosa fez birras porque a empregada estava a limpar o tecto com a Zica, um farrapo da Rosa. A Mariana andava de um lado para o outro a ver a sua casa nova, que não tinha nome de jeito, não cheirava a avô falecida nem a casa de gente. Até que, por tanto andar de um lado para o outro, deixou cair o aquário do Zarolho.
Após uns dias de arrumação tudo se compôs e, então, as aulas começaram.
No primeiro dia de aulas a Mariana estava confusa, pois não conhecia ninguém, só ouvia uma mãe a falar do seu filho Jorge.
Todos se começaram a habituar à nova casa, escola, emprego…
Todos viveram felizes e conheciam pessoas novas todos os dias, de vez em quando as antigas amigas da Mariana iam visitá-la.
A única pessoa que não era feliz e acabou por falecer foi a tia da Mariana. Quase ninguém ficou preocupado, na verdade, o Natal e as prendas estavam a chegar.

A MINHA OPINIÃO: Gostei de ler este livro porque as personagens ensinaram-me a ser uma pessoa melhor e encarar os problemas, vencendo as dificuldades que vão surgindo ao longo da vida.
Mafalda Pinto nº19

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

AS MINHAS LEITURAS

TÍTULO DA OBRA: O rapaz de bronze.
AUTOR: Sophia de Mello Breyner Andresen.

RESUMO:
Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos. No meio desse jardim havia um lago redondo sempre cheio de folhas. No centro do lago havia uma ilha muito pequena, feita de pedregulhos, onde estava uma estátua que era um rapaz feito de bronze.
Durante o dia o rapaz de bronze não podia mexer-se e tinha de estar muito quieto, porque era uma estátua. Mas durante a noite ele falava, mexia, caminhava, dançava. Era ele que mandava nos jardins, no parque, no pinhal…E todas as árvores, todos os animais e todas as plantas lhe obedeciam porque ele era o senhor e o rei da noite.
Numa noite, o rapaz de bronze perguntou ao gladíolo o que andava a fazer naquele lugar tão sombrio. O gladíolo queria fazer uma festa de flores tal como as festas dos humanos mas o rapaz de bronze não autorizou.
Ao ver o gladíolo tão infeliz, teve pena dele e autorizou-o a realizar a festa.
A festa ia ser numa noite de lua cheia.
O gladíolo foi correndo pelas ruas, a meio do caminho encontrou o vento, o vento levou-o pelo ar até a porta, empurrou a porta e o gladíolo entrou na estufa voando.
A begónia, a orquídea e o gladíolo começaram a discutir todos os detalhes da festa…
E se quiserem saber como acaba esta história, devem ler este livro.

A MINHA OPINIÃO:
Gostei de ler o livro porque tem muita criatividade e conta-nos que os outros seres vivos também têm direito a vida.

TRABALHO ELABORADO POR:
Diana Beatriz Faria Rocha Nº7