terça-feira, 25 de novembro de 2008

FEIRA DE S. MARTINHO

No dia 14 de Novembro, na escola E.B. 2/3 Penafiel nº 2, realizou-se a tradicional Feira de S. Martinho, como vem sendo hábito desde que a escola abriu.
Para nós, foi a nossa primeira feira e as expectativas e entusiasmo foram grandes.
Todos os alunos da nossa escola construíram a sua própria barraca, com a colaboração dos professores de EVT e EV, para exporem os produtos trazidos de casa.
Tudo começou às 10:00 horas mas, claro que os feirantes (os alunos) chegaram mais cedo, por volta das 08:20 horas, para montarem as respectivas barracas.
Estava um bonito dia de sol, apenas corria um pouco de vento e, deste modo, não tivemos que ir para o interior da escola.
Começámos a montar a nossa barraca, muito aprumada, e a expor os todos os produtos: guloseimas, legumes, bolos, fruta, compotas caseiras, marmelada, broa caseira, artesanato, vestuário, calçado, etc. Os rapazes ficaram responsáveis pelos jogos.
Na nossa e nas muitas barracas que componham a feira, vendia-se de tudo. Outras faziam jogos, vendiam cachorros, pizza e crepes, entre outras coisas. Também não faltaram as tradicionais castanhas assadas.
Houve imensa animação: música variada, dedicatória de discos e até um grupo de bombos da Escola Básica 2.3 de Ancede e um grupo de concertinas que atraiu a atenção de todos os visitantes.
No final da feira, toda a gente arrumou as barracas e limpou tudo.
A feira foi um sucesso e para nós foi uma experiencia muito agradável.
Esperemos que para o ano a actividade se repita.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Segurança na Escola


O que é um sismo?

A superfície da terra é formada por placas, chamadas placas tectónicas. Estas placas encontram-se em constante movimento, o que origina uma acumulação de energia no interior da crusta terrestre (camada sólida e superficial da Terra).
Quando se dá uma libertação repentina dessa energia, o chão estremece. A este fenómeno natural, que dura apenas alguns segundos, chamamos tremor de terra, sismo ou terramoto.







Antes de um sismo

Estudar com os professores os melhores locais para nos abrigar (dentro e fora da sala de aulas).



Treinar as atitudes de autoprotecção a tomar. Para isso, lembra-te sempre destas três
palavras - chave: agachar, proteger e agarrar.


Durante de um sismo

Abriga-te nos locais planeados dentro da sala de aula (evita locais com vidros ou com objectos que possam cair ou estilhaçar com o abalo sísmico).
Tenta conservar a calma (não saias da sala onde te encontras sem ser por indicação do teu professor).




Depois de um sismo

Após a ordem de evacuação, sair com calma em direcção ao Ponto de Encontro (verificar que não falta ninguém).
Se te encontrares isolado, verifica se não há perigo em sair do local onde te encontras. Dirige-te para o Ponto de Encontro, para junto da tua turma. Caso não consigas sair, mantém a calma e assinala a tua presença.
Não abandonar o Ponto de Encontro e cumprir as instruções que forem dadas.


terça-feira, 18 de novembro de 2008

FEIRA DE S.MARTINHO

A TRADIÇÃO MANTÉM-SE
Durante dez dias, a Feira de S. Martinho, provavelmente a maior feira do país, recebe milhares de pessoas. As castanhas assadas e o vinho são, tradicionalmente, os produtos que mais chamam a atenção, mas há de tudo pela cidade.
A partir de dia 10, Penafiel enche-se de gente. Há quem venha todos os anos para cumprir a tradição e há quem cá venha para se “abastecer” para o Inverno.
O vinho novo é o chamariz, mas há também outros negócios que se fazem, nomeadamente no têxtil. Cobertores, mantas e vestuário de Inverno, chamam a atenção do visitante, que aqui, na mesma cidade, encontra de tudo.
Por isso, há quem venha de manhã e regresse a casa à noite. Com ou sem farnel, nos restaurantes ou nas “tasquinhas”, os visitantes provam o vinho novo.
A caneca ou o copo, junta grupos de amigos que comentam o preço e a qualidade da produção do “verde” deste ano e encomendam-se pipas, enquanto se aprecia o saboroso “néctar”.
Nos principais dias da Feira (dia 11, dia de S. Martinho, é feriado municipal), os autocarros entopem as ruas da cidade, trazendo gente de todo o lado e há quem prometa que “enquanto for vivo, virei cá sempre”.
As tendas de «comes e bebes» espalham-se pela cidade e os restaurantes apresentam pratos típicos da região e desta altura (rojões, tortas de S. Martinho, castanhas e vinho), há também carros de farturas, de churros e outros doces. Para os mais novos há outras opções. No Campo Conde de Torres Novas é montado um verdadeiro parque de diversões.
Este fim-de-semana, milhares de pessoas acorrem à cidade de Penafiel, que até dia 20 apresenta um programa recheado de iniciativas.
“As Feiras de S. Martinho”, em Penafiel, eram, desde tempos antigos, uma das maiores e espantosas em movimento comercial, dentro do reino.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. A procura foi alterando a oferta e hoje, apesar de introduzidas algumas mudanças e novidades, mantém-se o espírito da feira.
A componente agrícola ainda merece destaque com a venda de maquinaria e produtos agrícolas, sendo de realçar a feira de gado cavalar, no dia 11, dia de S. Martinho e feriado municipal, junto às piscinas de Penafiel, onde se realiza no dia anterior, Sábado, a feira de gado bovino.
Também a corrida de cavalos a galope, inserida no campeonato nacional, gera sempre expectativas. A iniciativa está marcada para as 15 horas de Domingo, dia de S. Martinho, no Hipódromo de Santa Marta.



Fonte: http://valedosousa.blogs.sapo.pt/184053.html