terça-feira, 28 de outubro de 2008

FEIRA DE S. MARTINHO

O São Martinho da nossa escola
No dia 14 de Novembro de 2008, no período da manhã, a Escola E.B. 2/3 Penafiel nº2 vai comemorar o tradicional dia de S. Martinho, como vem sendo hábito desde que a escola abriu.
Para o efeito realizar-se-á uma feira com toda a espécie de produtos trazidos pelos alunos de todas as turmas.
A feira tem início às 10 horas e está aberta a toda a comunidade local.
Vai ser espectacular! Não faltes!

DIA MUNDIAL DA MÚSICA


O Dia Mundial da Música comemorou-se no dia 1 de Outubro.
Nesse dia, na nossa escola, tivemos a presença da Banda Militar da Região Norte.
Foi no campo de baixo que se realizou a festa. Montaram um palco grande, onde estavam o maestro Serafim Aguiar e os músicos com vários instrumentos. Os professores, com que estávamos a ter aulas, levaram-nos ao campo, onde estava o Prof. Duarte Nuno, que nos indicou o lugar para nos sentarmos.
A Banda Militar iniciou o espectáculo com uma música. Logo de seguida, o maestro apresentou-nos os variados instrumentos, como funcionavam, o som que produziam, entre outras coisas.
Depois de conhecermos os instrumentos, a Banda tocou músicas variadas muito conhecidas em Portugal.
Por fim, de pé, cantámos o Hino Nacional de Portugal com acompanhamento instrumental.
O dia Mundial da Música foi muito divertido!
E viva a música!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Prémio Nobel da Paz 2008

O antigo presidente finlandês Martti Ahtisaari recebeu o prémio Nobel da Paz de 2008, premiando assim as suas mediações da Paz em vários pontos do globo nos últimos 30 anos.
O antigo chefe do estado ficou muito agradecido pela distinção e declarou a uma das rádios finlandesas o papel que tem desempenhado nas mediações da paz na Namíbia.
O presidente sentiu-se muito grato e realçou que o seu maior sucesso foi ter conseguido que a Namíbia obtivesse a sua independência como país africano.
Ole Danbolt Mjoes, presidente do comité Nobel norueguês, justificou a atribuição do prémio a Ahtisaari por ter contribuído para um mundo de paz e ajudar as fraternidades entre as Nações.
Martti Ahtisaari foi escolhido entre 197 personalidades e organizações, receberá o medalhão, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas – cerca de um milhão de euros –, numa cerimónia prevista para o próximo dia 10 de Dezembro em Oslo.

Fonte - Google : Prémio Nobel da Paz

terça-feira, 14 de outubro de 2008

As nossas impressões sobre a nova escola

No dia 11 de Setembro começou mais um ano escolar que nos trouxe grandes novidades.
Quando chegámos a esta escola, era tudo muito estranho, pois era uma escola maior, com muitos professores e alunos e com muitos funcionários.
Na escola do 1º ciclo era tudo muito diferente. Agora, há mais disciplinas e mais professores. Mas não desanimamos! Fizemos novas amizades e conhecemos outras pessoas.
Nesta escola vamos aprender novas matérias e alargar os nossos conhecimentos, melhorar as nossas atitudes e o saber estar, em suma, crescer como cidadãos.
Nas primeiras aulas fomos conhecendo os nossos professores e os novos colegas que constituem a turma.
Estes novos professores são um bocadinho “estranhos” porque são muitos, um para cada disciplina, enquanto na escola do 1º ciclo só tínhamos um professor para tudo, com excepção das actividades extra-curriculares.
Nesta escola as pessoas são muito simpáticas. Os alunos mais velhos, inicialmente, achavam-se muito espertos, pois eram os mais antigos cá da escola. Mas nós não ligávamos “às bocas” desagradáveis que eles mandavam. Manias de superioridade! Agora está tudo bem! Temos um novo ano lectivo pela frente, com muito trabalho e estudo. E é com muito gosto que estamos aqui para aprender, para realizar os nossos projectos e apoiar os nossos professores com ideias positivas.

sábado, 11 de outubro de 2008

Recepção aos alunos do 5º ano


No dia 12 de Setembro de 2008 decorreu na escola E.B. 2.3 de Penafiel nº2, pelas 15 horas, a recepção aos alunos do 5º ano.
Os alunos foram recebidos pelos funcionários que nos indicaram o nosso lugar junto à mesa que estava identificada com a letra da turma.
Com o polivalente repleto de novas caras, deu início à festa o professor Hugo que apresentou o concurso “Jogo limpo” e que tinha como concorrentes um grupo de professores.
O apresentador Hugo tinha duas lindas assistentes, a professora Lurdes e a professora Manuela. Cada equipa tinha o seu nome: a “Mão mágica” e os “Cinco sentidos”.
Isto prometia!...
Todos os alunos estavam ansiosos que iniciasse o teatro. Os vários professores apareceram, ficando a peça muito agradável.
Com o jogo, os professores pretendiam transmitir-nos regras de cidadania, de saber estar, em suma, a forma correcta como devíamos encarar a escola.
Foi uma agradável surpresa e pensamos que todos gostaram do teatro.
De seguida dirigimo-nos para uma sala com o nosso Director de Turma e outra professora.
Já na sala, explicaram-nos o papel do Director de Turma, que também falou das regras a ter na sala de aula e no intervalo e deu-nos a conhecer o nosso horário. Fomos ainda presenteados com um marcador de livros muito giro e visitámos as instalações da escola, que para nós ainda eram desconhecidas.
Encerrámos a tarde com um pequeno mas apetitoso lanche oferecido pela Escola. Que bom!...
Foi um dia em cheio que ficará para sempre nas nossas memórias.